Imagem capa - COMO REDUZIR CUSTOS DO CASAMENTO - PARTE #1 por Victor Ataide
Dicas para Noivas

COMO REDUZIR CUSTOS DO CASAMENTO - PARTE #1

Organizar o casamento requer além de muito amor, paciência, foco, determinação e praticar o desapego. Sim, muitas vezes, desapegar significa optar por soluções mais simples e econômicas. Quer saber como? Leia esse texto com uma calculadora da mão e economize no seu casamento!



Após o noivado, a primeira coisa a fazer é começar é relacionar os convidados da cerimônia. Lembre-se que quanto mais gente, mais caro o casamento pode ficar, caso optem por uma festa. Assim, em vez de convidarem pessoas pela simples obrigação, pensem com o coração: quem é que está sempre com vocês, nos bons e maus momentos? Será que vale a pena chamar a família do meu tio distante, só para não desagradar seus pais?  Será que vale a pena chamar todo o pessoal do escritório, só porque eu não quero que pensem mal de mim? Vale a reflexão.

 


Com a lista de convidados pronta e a data definida, agora é hora de começar a negociar com fornecedores. É válido lembrar que alguns meses como Maio e Setembro, costumam ser as datas mais concorridas pelos casais, e isso, pode encarecer os preparativos. Assim, se possível, reveja a data e opte por casar em outros meses menos concorridos.



Após isso, crie uma planilha onde seja possível inserir pelo menos 3 fornecedores de cada item que precisa ser fechado. Peça dicas aos amigos que já casaram, consulte referências na internet e se possível, agende visitas in loco para verificar desde o Buffet à decoração. O plano é economizar e não perder dinheiro com possíveis golpistas ou trabalho de péssimo gosto.



Sempre que possível, após certificar-se que a empresa é idônea e possua know how suficiente para atuar em seu casamento, negocie o pagamento. A grande maioria dos fornecedores não trabalha para receber depois da cerimônia,  e assim, você pode optar por pagar à vista e solicitar um desconto, ou parcelar. Mas tudo isso registrado em contrato.


 

Um dos itens mais caros da cerimônia é a decoração. Por isso, além da viabilidade de dividir os custos com os outros casais que irão casar no mesmo dia que vocês, há vários itens que podem ser feitos de forma artesanal, que além de garantirem a beleza do grande dia, darão um toque ainda mais charmoso  à cerimônia. Há infinitos tutoriais disponíveis com os quais você poderá personalizar a decoração das mesas, das roupas das damas, do altar, das lembrancinhas...



Um outro ponto que pode gerar bastante economia é na confecção dos convites. Você pode optar por utilizar gráficas, cuja especialidade é criar e imprimir convites ou ainda, produzi-los em casa, com a ajuda de toda a família. Com papel, tesoura, criatividade para elaborar o texto e uma boa impressora! É mais dinheiro economizado.



Leia a 2ª parte de Como reduzir os custo do casamento!