19/10/2017 às 12:00 Dicas para Noivas Blog

RELATOS DA NOIVA ANALICE - PARTE #1

1038
5min de leitura

Planejar o casamento dos sonhos é uma tarefa gostosa, mas também desafiadora. Acompanhe a saga da Analice, que ficou noiva na França, mora nos Estados Unidos e irá casar-se no Brasil. Essa é a 1ª parte de 3.

“Fiquei noiva em 29 de dezembro de 2016, na França. A partir daí sabia que a jornada seria gostosa, mas também complicada, para realizar o meu sonho. O maior desafio começou pela escolha do Brasil para a realização do casamento, pois toda a família e alguns amigos do noivo moram na França e, atualmente moramos nos Estados Unidos.

A data escolhida para o casamento (06/01/18) precisou ser acessível e coincidir com as férias da família dele para assim, organizarmos a viagem ao Brasil. Dessa forma, optamos pelo primeiro final de semana do ano, pois a maioria dos convidados que viajarão estarão de férias no Natal e Réveillon. Mesmo organizando todos os detalhes com um ano de antecedência, encontrei várias barreiras. Antes mesmo de pensarmos em nos casar, já tínhamos definido o local da cerimônia e da festa, entretanto, as datas que cogitamos para o casamento, já haviam sido preenchidas...  Foi um baque, mas logo depois retomamos as buscas pelo espaço que acreditávamos ser ideal, foi quando percebi que existem inúmeras opções, e que na verdade, eram até melhores do que havíamos sonhado.

Para os casais que estão na fase de planejamento da cerimônia, uma dica valiosa: pesquisar é fundamental! Se tivéssemos fechado com o primeiro local, nunca iríamos ter noção das inúmeras opções e possibilidades que existem, e acreditem, com preços na medida certa!

Pode parecer bobagem, mas a primeira coisa que os noivos devem ser preocupar, é em elaborar a lista de convidados. Geralmente é a primeira coisa que os fornecedores irão perguntar. Eu não fiz isso e trabalhava com o ‘achismo, ao final, precisei remanejar vários contratos já fechados, pois o número na minha imaginação era muito menor do que o real.

Casamento não é barato, mas é o preço do seu sonho, penso. Tudo que eu julgava uma base de preço, na maioria das vezes era muito mais caro! Mas alguns fornecedores me surpreenderam, achava que era um valor e durante a fase da pesquisa, surpresa! Era bem menor. Assim, segue mais uma dica que eu não segui, mas aconselho muito: antes de tudo, estabeleça um valor que pretende ou que possa gastar. Isso vai ser de grande ajuda na escolha dos fornecedores e você também poderá controlar melhor o que é necessário e o que é supérfluo.

Casamento envolve muitos fornecedores, muita pesquisa e inúmeros orçamentos! É muito importante ter o controle de tudo que está pesquisando e fazendo. A primeira coisa que o meu noivo disse quando iniciamos a conversa sobre a organização do casamento, era que iríamos criar uma página no bloco de anotações do OneNote. Confesso que nunca teria feito isso se não fosse ideia dele. Essa página é acessível aos dois, tudo o que eu acrescento ele vê e vice-versa.  Mas, lógico que toda a atualização é feita por mim, rsrs, exceto a lista de seus convidados. Com isso, todas as minhas pesquisas foram anexadas à nossa tabela. Criei uma aba para cada item, por exemplo: espaço, DJ/banda, cerimonial, buffet, tudo que envolve a organização do casamento, e dentro de cada aba há uma planilha com as informações de cada fornecedor: nome, valor, seleção, comentários e pagamentos.

Enquanto você está na fase das pesquisas, é possível incluir todas as informações dos fornecedores consultados e ao final, para a tomada de decisão, você terá tudo organizado em um só lugar.  É ótimo para não esquecer de nada, você pode por exemplo, anotar todos os pagamentos feitos e os que faltam com total controle. Aconselho demais a todos os casais a adotarem esse método, seguindo a lógica que vocês acharem melhor. Caso você tenha interesse, entre em contato comigo, lhe mostrarei como nossa planilha foi estruturada!

Existem variadas faixas de preços no mercado e em um mesmo segmento. Felizmente, eu passei poucas vezes por isso, pois escolhi fornecedores de Belo Horizonte e de Pedro Leopoldo, ainda que o meu casamento seja em Belo Horizonte.  Na cidade de Pedro Leopoldo eu já sabia exatamente quais profissionais contratar, claro que com a ajuda de amigos e do meu cerimonial, que é fundamental na vida de uma noiva, muito além do que a gente imagina. O cerimonial não trata apenas da organização da entrada dos noivos, pais e padrinhos; são anjos que ajudam na organização do seu sonho e muito mais! É essa equipe que ajuda a dar vida às muitas ideias dos noivos, sem contar que a experiência é fundamental para o seu sonho aconteça.

Ainda sobre a questão do orçamento, um fato que aconteceu comigo: Assim que comecei a organização do casamento, eu tinha certeza que a decoração do meu casamento seria feita por um profissional bastante requisitado. Pus na cabeça que teria de ser ele! Assim, conversamos sobre tudo, eu estava super empolgada, falávamos do projeto, do que gostariam, dos meus sonhos, até eu receber o orçamento...  Foi um dos serviços que eu imaginei ter um valor aquém do real e me decepcionei. Fiquei um tempo processando as ideias e pensando naquele valor que para mim era fora do normal, eu já estava quase convencida de que mesmo sendo um absurdo, tratava-se do meu sonho, e valia a pena ter o meu evento decorado por ele. Já ouviu dizer que muitas vezes, uma noite bem dormida é ideal para colocar as ideias no lugar? Foi o que aconteceu comigo.

Passei a considerar outras possibilidades e então percebi que há outros profissionais tão bons quanto ele, e fui em busca de novos orçamentos. Assim, encontrei um decorador, cujo valor era exatamente a metade do valor daquele bambambam!  Eu sei que admiramos muito alguns profissionais e que na hora de organizar o casamento, a certeza que temos é de que eles estarão dentro da lista de fornecedores, mas o meu grande conselho é para que você faça novas consultas, compare orçamentos, e claro, sempre fique atenta nos trabalhos de todos. Conheci o decorador do meu casamento, pelo Instagram, vi cada decoração espetacular, inclusive no local onde será realizado o meu casamento (suspiros apaixonados). Ele é uma pessoa muito gentil e disponível, o que toda noiva ansiosa espera de um fornecedor.

Um ponto importante de alguns fornecedores de decoração, é que antes de elaborarem o orçamento, você pode preencher um formulário que tornará o trabalhado do profissional mais assertivo, pois ele saberá basicamente o que você pretende, o custo desejável da decoração, para assim montarem um plano dentro da faixa que você pretende gastar.  A decoração é crucial em um casamento, mas você consegue remanejar o orçamento, mas de antemão saiba que a decoração é um dos itens mais caros do evento.

Outro ponto importante, primeiro feche contratos com os fornecedores que atendem apenas um evento por dia, como o espaço, banda ou DJ, etc. E nunca pense que é cedo demais para começar a organização do seu casamento!  Contrate um buffet de confiança, pois infelizmente, os calotes estão cada vez mais frequentes. A minha prioridade foi escolher um buffet conhecido, de tradição e de qualidade, óbvio. Era muito mais fácil no meu caso ter escolhido uma empresa de Belo Horizonte, que estaria próximo ao local do evento, mas desde o princípio, a minha exigência era um Buffet conhecido de Pedro Leopoldo.

O que você achou? Deixe seu comentário abaixo...

Leia a 2ª parte, clique aqui!

19 Out 2017

RELATOS DA NOIVA ANALICE - PARTE #1

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Jan de 2022

As 10 Igrejas mais lindas para casar em BH e região!

16 de Jan de 2022

Locais para fazer ensaios de Casamento em BH - Parte 1

10 de Fev de 2022

IDEIAS DE LOOKS PARA ENSAIO DE CASAL

Logo do Whatsapp